sábado, 21 de março de 2009

O que é Desig Gráfico?


"Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir." (Chico Homem de Melo)

"Nem tudo que está impresso é design. Design tem que ter projeto que respeita uma estrutura do começo ao fim. O simples preenchimento de páginas com imagem e letras não é fazer design gráfico." (Emilie Chamie)






"Falamos tanto de design isso, design aquilo mas afinal de contas, o que é design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É ser artista? Sim, e não. Abaixo, definições de fontes diferentes do que vêm a ser - exatamente - design gráfico."


“Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando textos e imagens para apresentar informações. A prática de design gráfico envolve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidades em tipografia, artes visuais e diagramação de páginas. Como outras formas de design, design gráfico geralmente se refere aos processos (designing) pelas quais a comunicação é criada e produtos (designs) que são gerados.”(Wikipedia - Graphic Design)



“Design gráfico existe desde que o homem começou a fazer pinturas em cavernas; primeiramente em paredes de pedra ou terra seca, e hoje globalmente na World Wide Web. Designers gráficos trabalham fazendo design de impressos, formas visuais de informação ambiental (sistemas de sinais) ou eletrônicos, trabalhos de propaganda, publicação ou até websites. Tudo isso é conseguido através da administração de habilidades e entendimento de tipografia, cores, imagens e sons para se criar soluções visuais a problemas de comunicação.”(About.com - O que é um designer gráfico)



“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com um laptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham - isso seria o que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha para um bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamos de clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certa mensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada de dardos involvidos).Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, como pôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologia muda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam. Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites, animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, até o termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novas tecnologias.”(O que nos céus é design gráfico?)


“Design gráfico é qualquer forma de representação visual artística”(Motto.com)
“Design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma idéia ou conceito”(Graphicsquote.com)


“Design gráfico é uma forma de comunicação onde os designers usam imagens, tipografia e diagramação de páginas para promover uma mensagem.O trabalho de design gráfico assombra você nos seus sonhos e forçadamente rouba do seu corpo nutrientes importantes. Sua energia então se transforma em linhas, formas, texturas, cores transformando-os em lindas obras-de-arte.Tudo se resume em iluminar milhões de pessoas com informações apelativas.Se você quer descobrir o que realmente é design gráfico, tente olhar diretamente em direção ao sol e quando você perder sua visão, você terá sua resposta.”(Vídeo: YSDN - O que é design gráfico? - Abaixo)
“Design gráfico é pesquisa, análise, comunicação, visual, planejamento, conceito, tipografia, solução.”(Vídeo: O que é design gráfico? - Abaixo)






"Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamos saber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrguer é preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas as áreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designer ignorante é como um economista que não sabe contar.O trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas de comunicação: é informar algo de forma inteligível a um certo público utilizando-se de imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado em qualquer mídia, seja impresso em papel, em embalagem, na tela, em animação, etc.O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passando sentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público para sua mensagem.Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico. "


(alguns trechos desse post foram extraidos do site: http://digitalpaperweb.com.br/ezine/design/o-que-e-design-grafico)



Gente, espero que gostem desse poste, pesquisei muito para trazer algo interessante pra vocês. Sei que a maioria de vocês que faz 'design gráfico', faz porque gosta e óbviamente sabe o que é, mas as vezes temos uma visão diferente da coisa, então eu pensei e dar mais clareza as nossas visões e idéias.


Beijos pra vocês, povo.


E bom final de semana pra todos.

O Blog da Nan

Povo, me pediram na quarta-feira para que eu postasse o link do blog da professora Nan, pra que não tenha necessidade de ficar entrando em dois blogs, então pra facilitar a vida de vocês, aqui está o link do blog dela.

www.oblogdanan.blospot.com

Divirtam-se crianças.

sexta-feira, 13 de março de 2009

" A Psicodinâmica das Cores na elaboração de sites"


A professora Elaine, que substituiu a professora Nan, na sexta, dia 04/03/09, comentou sobre as cores no desenvolvimento de sites, e comentou sobre o livro do Modesto Farina, o nosso colega Marcelo, já deve ter pego o seu na biblioteca, eu fiz diferente, comprei um, mas infelizmente o submarino atrasou, deixa isso pra lá, voltando ao assunto, antes de encomendar o livro, eu andei dando uma pesquisada sobre ele e achei uma resenha feita pelo publicitário Dan Britto, sobre algumas coisas que ele achou interessante no livro, espero que vocês também achem, e pra quem não gosta de ler livros, é bem mais fácil assim né?!

Dan Britto é formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Comunicação On-line. Atualmente é Diretor de Web Marketing da 2DOT2 Interativa, onde desenvolve campanhas exclusivas para a internet.

A Psicodinâmica das Cores na elaboração de sites (por Dan Britto)
A cor é uma das percepções que mais contribuem para a estruturação do psiquismo humano, proporcionando estados de ânimos específicos e nos ajudando a interpretar e a decodificar a realidade de modo inteligível, numa segunda ação, logo após ao ver.
A capacidade de utilizar as cores em um processo de comunicação visual garante, subliminarmente, a absorção de idéias referentes ao contexto no qual está inserida.
Sabemos, na publicidade, que a subliminaridade ou, o ato inconsciente que ela proporciona é eficaz para propagar ideais. Vale lembrar que 95% das atitudes humanas são movidas pelo seu inconsciente, portanto pelas emoções que são despertadas através de estímulos externos.
Na elaboração de um site, seja ele comercial, institucional ou pessoal, o cor passa de um simples detalhe do design para um importante item que dissemina o conceito como num todo. E isso pode ser muito útil para que haja destaque pela rede e garantir o sucesso de um site. Portanto, a escolha de uma cor deve ser rigorosamente estudada.
Abaixo relaciono as cores e seus significados para que ajudem vocês no processo de elaboração, tornando mais ricas as idéias que tem para os seus projetos.

Branco
Totalidade -Unidade
Paz - harmonia
Pureza essencial
O Ser, o Absoluto, o Uno

Preto
Ausência de exterioridade
Introspecção e expectação
Virtualidade e antecipação
Medo expectante
Esvaziamento de conteúdo psíquico

Vermelho
Corporeidade material
Expansão e movimento
Indiscrição e extroversão
Materialidade
Apetite e instinto
Belingerância e força

Amarelo
Psiquismo cósmico
Inteligência da seleção natural
Sabedoria natural
Identidade

Amarelo Ocre
Força psíquica
Poder da vontade
Poder de memória

Cinza
Diminuição do ser
Depressão

Lavanda
Universo pré-cósmico
Exterioridade ontológica

Rosa
Princípio de atração
Amor cósmicoSensibilidade
FeminilidadeSubmissão
Delicadeza e ternura

Púrpura
Gestação da matéria
Imanência
Tensão entre o sagrado e o profano
Limite dos prazeres

Magenta
Princípio de afinidade cósmica
Essência das coisas
Tradição e ortodoxia
Orgulho e opulência

Salmão
Fraqueza essencial
Medo dos confrontos
A alma fraca do salmão

Laranja
Desejo - alegria - prazer – otimismo
Extroversão e simpatia
Compulsão consumista

Marrom
Densidade e solidez
Sustentabilidade cósmica - lugar do “embaixo”
Bloqueador psíquico

Âmbar
Falsa aparência
Sincretismo e alienação

Branco Gelo
Debilidade do ser - um caso de paralisia do serFalsa realidade - invertendo hábitosAnulação da auto-estima

Verde
Lugar cósmico da vida
Eubiose e harmonia biocósmica
Focalizador da percepção visual
Esperança
Generalidade e discrição

Verde Limão
Inteligibilidade biológica
Imaginário cósmico
Terapêutica natural

Verde Musgo
Vida primitiva
Detetor de substâncias tóxicas
Vida uterina

Água-Marinha
Limiar da pré-humanidade
Vida em transformação e mudança
Poder de aprendizagem e transformação
Desejo de falar

Azul
Espiritual humano
O inteligível, o abstrato, o não-físicoIntelecção e racionalidade - conhecimento - O homem pensa azul

Azul Celeste
Consciência cósmica
Totalidade holística
Solidariedade e fraternidade cósmicas
Espiritualidade infantilRealismo cósmico

Turquesa
Curiosidade intelectual - intelectualidade infantilCredulidade - desejo de realização espiritual
Movimento e ação espiritual
Índigo
Interioridade intelectual
Intelecção profunda
Intolerância intelectual

Violeta
Espiritual divino
Conhecimento intuitivo
Poder de meditação e contemplação
Poder de elevação espiritual

Lilás
Consciência do ser

Outra coisa que deve ser ressaltada aqui é que a interpretação de cores varia de cultura para cultura e o que trago aqui está baseado dentro dos padrões de nossa cultura.”


Bom gente, divirtam-se, quando chegar meu livro, eu confirmo se é isso mesmo que diz nele.

Sarasvati

Ei povo, não sei se vocês sabem quem é Sarasvati, pra quem sabe, muito bom, mas pra quem não sabe, vai aí uma ajudinha, não sei se será útil pra alguém, mas informação, nunca é demais.

Sarasvati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahma, o criador do mundo. Ela é representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical).
Ela é a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência. Seus símbolos são um Cisne e um Lótus Branco.

Acho que vocês entenderam o recado né?
Digamos que ela será uma boa protetora. E proteção, também nunca é demais.