sexta-feira, 5 de junho de 2009

Questões de CPG

1) Comente a invenção feita por Guttemberg e o que isso ocasionou?
Com a invenção dele, nós adquirimos uma multiplicação do conhecimento e da informação. Com a maquina inventada por ele, foi questão de tempo pára a evolução da comunicação.

2) Desenhe um tipo móvel e indique toda a estrutura dos caracteres?


3) Quais são as semelhanças entre tipologia e tipografia?
Sendo a tipografia, o processo de criação dos caracteres, “tipos”, e tipologia o estudo cãs características desses tipos, a ligação é óbvia. Tanto porque a cada invenção, deve haver um estudo, antes de depois.

4) Defina fonte?
Conjunto ou coleção de tipos cujo traçado, em qualquer corpo (tamanho) ou variante (normal, negrito, itálico), apresenta as mesmas características estruturais e cujo desenho básico é conhecido por um nome.
Ex. Arial, Times New Roman, Verdana, Bodoni MT

5) Fale sobre as famílias tipográficas: escolha um exemplo e indique uma família que se adapte a ele?
Romana antiga
Criada pelos franceses, é inspirada na escrita monumental romana. Suas serifas facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos. Proporciona ao leitor um inconsciente descanso visual.
Idéias para longos textos impressos: TIMES NEW ROMAN.

Romana moderna
Criada pelos italianos, apresenta uma evolução dos romanos clássicos, Esteticamente agradáveis, trouxeram sensível melhora na legibilidade das letras. BODONI

Egípcia (Serifa Grossa)
Criada com o advento da revolução industrial, tem como característica estrutural uma certa uniformidade nas hastes e serifas retangulares. SERIFA BT

Lapidária (sem serifa)
Criada na Alemanha, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Ideal para títulos e embalagens. IMPACT

Cursiva
São as letras que não se encaixam em nenhuma das famílias já vistas. São mais ilegíveis, limitando seu uso a destaques, com número limitado de toques. BLACKADDER ITC

6) Fale sobre a família lapidaria (sem serifa)?
Lapidária
Foi criada na Alemanha, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Ideal para títulos e embalagens.

7) Comente as maneiras para se dar destaque a uma informação?
Usar inclinação, também saber utilizar tonalidades, utilizar fonte expandida e kerning: ajustar o espaço entre as letras, para criar uma textura visual.

8) Pensando em textos, defina os principais itens de legibilidade e sensibilidade.
A eficiente leitura de uma página impressa requer que o leitor converta, o mais rápido possível, símbolos tipográficos — caracteres — em conceitos. A legibilidade é a facilidade em desempenhar esta descodificação.
No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado.

9) Explique a “força” dos caracteres.
A força dos caracteres é derivada da largura de seus traços, bem como das áreas de intervalos entre cada letra, entre cada palavra e entre cada linha.

10) O que significa classificação Onomástica?
A onomástica é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialetos.

11) Em diagramação de textos e imagens existem efeitos psicológicos? Comente.
Sim. Os caracteres, de acordo com suas famílias, transmitem sensações psicológicas conforme o seu desenho, força e orientação, principalmente quando associados e reforçados com os efeitos psicológicos proporcionados pela cor.

12) Fale sobre a leitura de imagens dentro de um conceito social e coletivo.
Respeitadas as singularidades, as imagens que "lemos" fazem parte de um contexto
que não é necessariamente o nosso, trata-se de um conceito social e coletivo onde prevalece o consenso comum da sociedade ou grupo que tenha mais "força".
A imagem, mais especificamente a fotografia, roteiriza os fatos, retém as cenas.
Desta forma, os dados oferecidos pela imagem podem levar a uma compreensão e leitura muito mais rápida do que as produzidas somente pelo texto.

13) Qual a força que a imagem tem quando faz parte integrante de um todo publicitário?
Ela consegue falar por si só, ela tem a responsabilidade de passar a informação impactante, sem que haja uma necessidade de ler o texto inteiro, a imagem na publicidade pode nos levar ao riso ou a emoção dependendo da intenção do publicitário, e assim, nos levar a persuasão em um certo assunto abordado.

14) Explique a frase: “a imagem é vista e percebida por um sujeito”.
Hoje, a imagem não é mais simplesmente uma ilustração qualquer de uma reportagem, ela passa informações, não se vê mais ima imagem, hoje, se lê, se entende, compreende a imagem, porque existe um cuidado de fazer com que ela, passe uma informação qualquer para o sujeito que a vê.

15) A imagem tem grau de importância e significados diferentes quando aplicada em modalidades diversas? Explique.
Se pararmos pra pensar, realmente uma imagem teria importâncias e significados diferentes quando aplicada em modalidades diferentes, uma rosa em um livro de mensagens de amor, passaria mais romantismo, mais emoção. Mas e se pegarmos essa mesma rosa e colocássemos no meio da coluna de esportes, o que ela passaria? Com certeza algo relacionado a brincadeiras de mal gosto entre os timer, ou ironias saudáveis.

16) Comente ilustração.
Uma grande ferramenta para a comunicação, mesmo antes de existir a escrita, as ilustrações eram utilizadas com muita freqüência, e hoje, a força de uma ilustração pode render uma ótima campanha, ou destruí-la completamente.

17) Comente e exemplifique – cartaz.
É uma comunicação, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
O cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.

18) Comente e exemplifique – ilustração técnica.
Não há margens para várias interpretações.
O ilustrador não altera formas e texturas.
Ele precisa mostrar as coisas como de fato são.
É muito usado para peças históricas, espécies de animais e vegetais, arquitetura, medicina, máquinas, equipamentos e gráficos.

19) Comente e exemplifique – ilustração cientifica.
Tem o enfoque na riqueza e precisão da informação visual.
Muitos dos ilustradores que trabalham nessa área costumam se especializar nela já que exige rigor técnico.

20) Comente e exemplifique – ilustração infantil.
É a expressão visual melhor recebida e identificada pela criança. Por sua proximidade com os traços e referencias do universo infantil.

21) Comente e exemplifique – Historia em quadrinhos.
As histórias são contadas quadro a quadro, com a impressão de que estamos assistindo a um filme, só que sem som.
Expressões, movimentos, luzes, sombras e perspectivas precisam ser trabalhados de maneira que garantam
a vida no papel.

22) Comente e exemplifique – Storyboard.
Na publicidade e no cinema os ilustradores fazem uso deste recurso para demonstrar e representar as cenas de um comercial ou filme antes de sua produção.

23) Comente e exemplifique – ilustração editorial.
Usada em livros, revistas e jornais.
Normalmente, sintetiza uma idéia e serve de complemento ao texto para que a mensagem seja interpretada da maneira mais correta possível.
Também pode ser conhecida como Infográfia.

24) Comente e exemplifique – ilustração publicitária.
Tende a ser mais forte no significado que o texto
Tem que ser objetivo para transmitir de maneira rápida a informação
Expressa o produto ou serviço apresentado

25) Qual tipo de ilustração esta mais em “alta” e porque?
Creio que seja as ilustrações de História em quadrinhos, pelo fato de que as HQs e Mangás estão muito em alta entre os jovens.

26) Defina subjetividade.
A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.






Gente, esperero ter ajudado.
Bjo
e Boa Sorte na Prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário