domingo, 6 de setembro de 2009

FTI - FOTOGRAFIA E TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO

Unidade Curricular: Fotografia e Técnicas de Iluminação
Período Letivo: 2º Semestre
Turno: Noturno
Carga Horária: 60 hrs

História da Fotografia
Estrutura da Câmera Fotográfica

Recursos Fotográficos
Tipos de fotografia

Iluminação para fotografia
Produtos, modelos, estrutura e arquitetura
Luz continua, suave e clara

Flash, tochas, geradores
Acessórios para iluminação/cartão cinza
Fundo infinito, etc

Laboratório P. B. (Preto e Branco)
Revelação e Ampliação

Pin-hole

Sistemática Avaliação
Prova (teórica prática)
Trabalhos
Exercícios

Livros: Guia completo de fotografia
Equipamento fotográfico
Tudo sobre fotografia


18/08/2009
Para revelar o negativo, nenhuma luz.
Para revelar o papel e o colocar embaixo do ampliador, luz vermelha.
A única luz branca que pode haver no laboratório é a luz do ampliador.

Na revelação do preto e branco, cada foto tem um tempo diferente exposta a luz.

25/08/09
Por volta do sec XVII a imagem produzida pela câmara escura era satisfatória devido á utilização de lentes e anéis(diafragma).Pintores e desenhistas utilizavam-se desse fenômeno físico para reproduzir os retratos com maior fidelidade, pintando dentro do quarto sobre um pergaminho. Até meados do século XIX, muitos processos foram evoluindo, sobretudo a lente colocada sobre o orifício.
O jovem francês Joseph Nicephóre Niépice foi quem conseguiu pela primeira vez registrar uma paisagem sem pintá-la, em 1826.Foi a primeira "foto" Não existia o filme fotográfico ainda:"view from the window"- 1826"Louis Jacques Mandé Daguerre
Em 1829, Niépce se associa a LOuis Jacques Mandé Daguerre nas pesquisas.Com a morte do sócio(1833), Daguerre abandona as pesquisas com betume e volta ao iodeto e nitrato de prata.Aos poucos,o tempo de exposição necessário para gravar uma imagem vai caindo.
"Primeira Daguerriotipia registraada- Daguerre- 1837."Utilizando mercúrio no processo, ele reduz o tempo de exposição para aproximadamente alguns minutos.Após a revelação, a placa era fixada com tiossulfato de sódio.Esse processo foi batizado por Daguerre com o nome de Daguerreotipia.
Em 1839, William Talbot inventa o PAPEL FOTOGRÁFICO, mas as imagens reveladas nele ainda não tem nitidez.Apesar do sucesso do Daguerreótipo, a impossibilidade de se fazer várias cópias e a fragilidade do equipamento e dos acessórios fizeram com que um escritor e cientista inglês chamado William Henry Fox Talbot(1800-1877) buscasse solucionar e aprimorar essas limitações técnicas e pesquisasse profundamente as fórmulas de impressão química no papel.
Talbot foi considerado o primeiro fotografo a registrar uma imagem pelo processo negativo/positivo e , após aperfeiçoar suas pesquisas e substituir o agente fixador por iodeto de prata.O processo, que inicialmente foi batizado de CALOTIPIA, ficou conhecido como Talbotipia, patenteado na Inglaterra em 1841. Talbot buscou um processo eficaz que interrompesse o próprio processo de sensibilidade à luz.A descoberta vista por outra ótica.A história da fotografia tem sido injusta com muita gente... França, sem dúvida, foi a mãe da fotografia.Mas não se pode definir precisamente o pai.HOje graças ao trabalho incansável e obstinado do jornalista e professor Boris Kossoy, um terceiro nome disputa a paternidade da fotografia.
FloreneceHércules Romuald Florenece veio ao Brasil retratar a fauna e a flora, como integrante de uma expediçaõ científica russa.Ao retornar da expedição, casou-se com Maria Angélica Álvares Machado e Vasconcelos em 1830, e estabeleceu-se no país.CRiou o termo fotografia para designar seu trabalho em 1832 e foi o primeiro a uar a técnica negativo/positivo, empregada até hoje.XIxiUma fato se deu com a descoberta do fixador que Florence utilizava. AS imagens não tinham uma durabilidade muito grande. Tiossulfato de Amônia.Florence ficou internacionalmente conhecido a partir da publicação do livro de kossoy."1833: A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil".(editoras Duas Cidades, 1980)nasceu em 1804, em Niece.


As aulas seguintes, foram aulas mais práticas do que teóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário