domingo, 6 de setembro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

21/08/2009
Prof.. Rosangela
Planejamento estratégico
Provas
NP1 09/10
NP2 04/12
Sub 18/12

Plano de Ensino
1. Perspectiva histórica da estratégia.
2. Panorama do planejamento estratégico de mercado
2.1. Processo do Planejamento estratégico.
2.2. Metas e objetivos de marketing
2.3. Propósitos e Significados do plano de marketing
3. Conceitos de Planejamento
3.1. Conceitos
3.2. Princípios
3.3. Partes
3.4. Tipos
4. Metodologias de elaboração e implementação de planejamento estratégico.
4.1. Pontos fortes e pontos fracos
4.2. Ameaças e oportunidades
4.3. Metas e objetivos
5. diagnóstico estratégico
5.1. visão
5.2. valores
5.3. análise interna e externa
5.4. análise dos concorrentes
6. missão da empresa
6.1. missão e propósitos
6.2. cenários
6.3. produtos x mercados
6.4.risco empresarial
7. objetivos e estratégias empresariais
8. estratégias empresariais
9. projetos e plano de ação.
10. controles e avaliação
11. sucesso x fracasso

Bibliografia Básica
- Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças, Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e praticas S. Paulo, atlas, 1995.

- Gracioso, Francisco, Marketing estratégico SPaulo, atlas 2001.

- Kotler, P. Administração de marketing. Prentice hall. S. Paulo, 2000

- Lãs Casas, Al Plano de marketing para micre e pequenas empresas S.Paulo, atlas, 1999.

Bibliografia complementar:
- Luck, D.J, G; Hartline, M.D; Ferrell, O.C. – Estratégias de marketing, S. Paulo: atlas, 2000

Perspectiva histórica

- a palavra estratégia vem do grego “strategos”
- estratégia pode ser definida como a “a arte do grego”
- o termo estratégia pode ser visualizados como estratagemas que o general utiliza para enganar,ludibriar, com planos elaborados e com a utilização de recursos que foram colocados e/ou movidos no cenário de guerra.
- Na medida em que as guerras ficaram mais complexas, a liderança tornou-se mais difícil, o treinamento sistemático tornou-se obrigatório.
- Surgimento de grupos de apoio “stafes”, tornando-se o modo de governar a administração da guerra.
- Tipos de comandos – Alexandre,o grande/ Napoleão Bonaparte/ gerais 1ª e 2ª guerra
- A história do planejamento estratégico tem sua origem na revolução industrial, com a criação de mercados consumidores.
- A partir da 2ª revolução industrial, inúmeras inovações da ciência da gestão, da pesquisa e da racionalidade das operações, foram implementadas.
- Ducker (1962) consagrou a lógica do uso do planejamento formal propiciar à empresa controle positivo sobre as forças do mercado.
- Nos anos 60 foi criada a matriz swot (strenghts and weakness, opportunities and threats), que relaciona pontos fortes e fracos da empresa, com as oportunidades e ameaças que enfrentam no mercado.
- Origem desta proposta foi em harvard, industria automobilística.

Processo do planejamento estratégico

identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais.
estratégia corporativa.
metas e objetivos de marketing.
estratégia de marketing.
plano de marketing.


Análise dos Ambientes (Interno e externo) dos consumidores


\/
Missão/meta/objetivos organizacionais

\/
Estratégias corporativas

\/

Plano de Plano Plano de Plano de
Marketing Financeiro Produção Recursos Hum.


28/08/2009
Panorama do planejamento estratégico de mercado

Processo do Planejamento Estratégico
Ø Etapas do processo:
Identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais
estratégia corporativa
metas e objetivos de marketing
estratégia de marketing
plano de marketing

Metas e Objetivos de marketing

Objetivos
Estratégias
Plano de ação

Marketing e os demais departamentos da empresa deve apoiar a missão e metas organizacionais, transformando-as em objetivos quantitativos.

Exemplo:
Meta da empresa – aumentar retorno sobre o investimento
Objetivo de marketing – crescimento das vendas em 15%

Ø os objetivos de marketing devem ser consistentes com as metas organizacionais.
Ø Objetivos de marketing deve ser redigido, de modo que sua realização possa ser mensurada
Ø Os objetivos de marketing devem ser expressos em unidades de medidas, unidade de medida, rentabilidade por unidade, ganho de participação no mercado por porcentagem, média de compra por consumidos.
Ø Os objetivos de marketing devem ser reconsiderados a cada período de planejamento.

> O plano de marketing é um relatório ou documento que expõe:

1. formulações detalhadas das ações necessárias para conduzir o programa de marketing.
2. as informações detectadas no processos de planejamento.

Propósitos e significados do Plano de marketing
O plano de marketing deve atender aos cinco propósitos:
1. explicar a situação atual e futura da organização (analise ambiental, analise swot e a analise do desempenho anterior).
2. especificar os resultados esperados (metas e objetivos).
3. descrever as ações especificadas que devem ser adotadas, com a finalidade de identificar os responsáveis por cada ação (assegurar a implementação da estratégia).
4. identificar os recursos que serão necessários para a execução das ações planejadas.
5. permitir o monitoramento de cada ação e seus resultados, de maneira que os controles possam ser implementados (o feedback fornecerá informações para outro planejamento).

O plano de marketing é o meio de comunicação das estratégias aos executivos da alta administração que tomam as decisões criticas em relação à alocação produtiva e eficiente dos recursos.
O plano de marketing deve “vender-se” à alta administração


Planejamento
O planejamento apresenta 5 dimensões diferentes:
1. especifica (pesquisa, produção, finanças)
2. elementos do planejamento (metas, propósitos, objetivos, estratégias)
3. tempo (Longo, médio, curto)
4. local que será elaborado (corporativos, unidades estratégicas)
5. características (simplista, complexa, tático, formal)


04/09/2009
Planejamento Estrategico

Elaboraçao e implementaçao

Empresa
Mao de obra – Cliente/Consumidor – Fornecedor – Governo – Sindicato – Tecnologia –Meio Ambiente/Comunidade - Instituiçao Financeira – Comércio Internacional


Metodologia

- Toda e qualquer empresa tem alguma forma de estabelecer e tomar decisoes estrategicas.
- Desenvolve e implementar de forma estruturada e as vezes informal.

O que a empresa espera do planejamento estrategico?

Conhecer e utilizar melhor os pontos fortes
Conhecer e eliminar ou adequar os pontos fracos
Conhecer e usufruir de oportunidades externas
Conhecer e evitar as ameaças externas
Ter um efetivo plano de trabalho, estabelecendo:
- Premissas básicas
- Espectativas almejadas
- Caminhos alternativos
- O que, como, por quem
- Como e onde alocar recursos

Resultados apresentados ao planejamento estrategico

- Direcionamento de esforços paa resultados comuns
- Consolidaçao do entendimento por todos os funcionarios
- Estabelecimento de agendas com prioridades
- O planejamento estrategico não deve ser considerados somente como uma afirmação das aspiraçoes da empresa, deve-se incluir o que deve ser feito para transformar aspirações em realidade.
- O planejamento estrategico possui 3 dimençoes operacionais.

Delineamento
Estruturaçao do processo, escolha das metodologias e do profissional.

Elaboraçao
Identificar e avaliar os pontos fracos e fortes sua capacidade real e potencial de tirar vantagem das oportunidades e enfrentar as ameaças.

Implementaçao
Assuntos organizacioanis, sistema orçamentario, competencia operacional, treinamento, liderança, etc...


Fases da elaboraçao

Existem duas possibilidades de metodologia quando falamos em planejamento estrategico:

Aonde se quer chegar => como a empresa está
(Criativo)

* Como está a empresa => aonde se quer chegar (Pé no chão)

Diagnóstico Estratégico -> Missão -> Instrumentos Quantitativos Prescritivos -> Controle e Avaliação -> Diagnóstico Estratégico

Fase I – Diagnostico Estratégico

- Fase realizada com varias pessoas e verificar os aspectos ireverentes a realidade externa e interna da empresa , pois qualquer tomada de posiçao errada nessa fase prejudicara todo o resto do processo.
(Determinaçao como está).


OBS.: Para a aula do dia 11/09/2009: Trazer - Batata frita (Ruffles)- Fita para embalar (tipo scotch)- Embalagem para ovo (vazia)- Caixa (sem ser material resistente - papelao ow isopor)- Tesoura s/ ponta- Regua- Algodao.

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