domingo, 6 de setembro de 2009

TTC- TEORIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

24/08/2009
Teorias e técnicas de comunicação

Definição: “Compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida pela existência de um conjunto de regras” (Collin Cherry)

“Como o processo de fazer participar um individuo ou grupo de indivíduos ou um organismo situados numa dada época e lugar, nas experiências de outro utilizando elementos comuns” (Abraham Moles)

Conceito etinológico: Vem do latim “communis”, comum, dando a idéia de comundade.

Comunicar significa participar, troca de informações, tornar comum aos outros idéias e estados de alma.

31/08/2009
Conceito Histórico

Baseada na cooperação, a comunicação no conceito histórico funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade, neutralizando forças contraditórias.
Não fossem os meios de comunicação, ampliando possibilidades de coexistência mais pacifica entre os homens estes já estariam extintos em meio às disputas por poder.
A comunicação atua na forma de sobreviver social e no fundamento da existência humana.

Conceito Sociologico: O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para sua integração na organização social.
Os homens tem necessidade de estar em constante relação com o mundo e para isso usam a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todo que dela partilham.

Os sociólogos entendem a comunicação como fundamental nos dias de hoje para o bom entendimento da sociedade e na construção social do mundo.
Quanto mais complicada se torna a convicencia humana, mais se faz necessário o uso adequado e pleno das possibilidades da comunicação.

Conceito Antropológico: A tendência predominante em alguns estudos da antropologia é a de analisar a comunicação como formador da bagagem cultural de cada individo.
Esse é um assunto de grande importância haja vista o surgimento da cultura de massa no século xx, tranfosmando as formas de conveniência dp homem moderno.
Os antropólogos e comunicólogos não devem esquecer que sem o desenvolvimento da comunicação não se poderia estudar o homem em suas origens.

O objetivo da Comunicação.
“Processo social básico de produção e partilhamento do sentido através da materialização das formas simbólicas”
“Os objetivos não encontrem aí, prontos e recortados, os “objetivos” do mundo são recortados (ou religados) por nosso olhas e nossa compreensão por meio de ver”
Ex.: Quando estudamos a televisão ou qualquer meio de comunicação de massa, não iremos estudar a televisão em si, suas tecnologias, etc. Iremos estudar a nova realidade social criada por esse meio de comunicação, seus reflexos e conseqüências no nosso dia-a-dia e nas diversas dimensões do real.

31/09/2009
Assistir ao filme "A Onda" (Die Welle, 2008) e fazer um relatório significativo, entregar junto à primeira prova. Examinar os tipos de comunicação utilizados no filme e como foram usadas .
TEORIAS E TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO
Definição: "Compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida pela existência de um conjunto de regras" (Colin Cherry)"Como o processo de fazer participar um indivíduo um grupo de indivíduos ou um organismo, situados numa dada época e lugar, mais experiências de outros utilizando elementos comuns" (Abraham Moles)
Conceito etimológico: vem do latim "commis", comuni: dando a idéia de comunidade."Comunicar significa participar, trocar informações, tornar comum outras idéias, volições e estados da alma"
Conceito biológico: A comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano.É através da linguagem que o indivíduo exprime o que se passa, em seu sistema nervoso.
Etapas fisiológicas (Wilbur Schramm):1. Coleta de informações pela atividade nervosa2. Armazenagem3. Disposição da informação4. Circulação das mesmas para os centros da ação5. Preparo de ordens que resultam no envio de mensagens
Conceito psicológico: Período pré-operatório (2 a 7 anos). O aparecimento da linguagem. Com ela modifica-se os aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Com a palavra há possibilidade de exteriorização da vida exterior, portanto, a possibilidade de corrigir ações futuras. A criança já antecipa o que vai fazer. O desenvolvimento do pensamento se acelera e está mais adaptado ao outro e ao real.
Conceito pedagógico: A comunicação é uma atividade educativa que envolve troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que grupos sociais retornem ao primitivismo. Entre os que se comunicam, há uma transmissão de ensinamentos, onde modifica-se a disposição mental das partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário